×
UFMT avalia retorno ao vestibular próprio após mudanças no Sisu

Assim como a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), que já decidiu realizar seu próprio vestibular em 2025, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) também avalia a possibilidade de retornar ao vestibular próprio. A informação foi divulgada neste sábado (25) pelo Portal Nacional da Educação.

A decisão de ambas as instituições ocorre após o Ministério da Educação (MEC) excluir a bonificação regional no Sisu 2025, medida prejudicaria o acesso de estudantes de Mato Grosso às universidades federais.

A reitora Marluce Souza e Silva da UFMT estudaria uma outra forma de entrada ao ensino superior, onde o estudante do Estado seja beneficiado, como o vestibular regional, aplicado antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Antes havia uma bonificação de 15% na nota do Enem para estudantes da UFMT. A medida, que visava aumentar o acesso à universidade, foi considerada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O MEC e a UFMT ainda não se posicionaram. No final de dezembro de 2024, a UFMT emitiu uma nota: “A UFMT lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense”, disse à época.

Entenda o caso

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio de seu Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, aprovou em dezembro de 2023 a concessão de uma bonificação de 15% na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para candidatos que concluíram integralmente o ensino médio em território mato-grossense.

A medida, que incluiria estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) e do ensino supletivo, entraria em vigor no ano seguinte.

Fonte:primeirapagina.com.br

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário