Livramento decreta emergência por surto de dengue, zika e chikungunya
Prefeitura de Nossa Senhora do Livramento (42 km ao sul de Cuiabá) decretou situação de emergência após o aumento dos casos de dengue, chikungunya e zika vírus na cidade. População começou a lotar as unidades de saúde da cidade desde o mês passado.
Conforme os dados do Informe Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), até dia 30 de dezembro de 2024, 243 casos das três doenças foram confirmadas na cidade, sendo elas: 42 de dengue, 146 de zika e 55 de chikungunya.
O decreto nº 2/2025, assinado pelo prefeito Thiago Gonçalo de Almeida, adota medidas administrativas para conter o surto das doenças na cidade, bem como o vetor, o mosquito Aedes aegypti.
Entre as medidas estão, obrigatoriedade de manutenção e limpeza dos terrenos, recolhimento de móveis, veículos sucatas nas ruas, especialmente em casos de situação de abandono.
Foi determinada ainda a entrada forçada em imóveis de todos os tipos, em situação de abandono, para fiscalização, bem como a mobilização de todos os servidores para atuar no combate do mosquito.
Nesta sexta-feira (3), os agentes de Combate às Endemias realizaram ações intensivas em 3 bairros da cidade. “Nosso objetivo é proteger a saúde da população, reduzindo os índices de infestação do mosquito e prevenindo surtos das doenças que ele transmite. Contamos com o apoio de todos para manter o ambiente limpo e livre de criadouros”, destacou a equipe técnica da Secretaria de Saúde.
Fonte:www.gazetadigital.com.br
Share this content:
Publicar comentário