Católicos comemoram neste domingo o Dia da Sagrada Família
Neste domingo (29), Dia da Sagrada Família, a igreja Católica celebra a data com extensa programação.
Essa é uma data criada para festejar a família, fortalecer o amor e fazer a reflexão da situação no próprio lar como forma de buscar solução para o que está em desequilíbrio.
“A família é fonte de alegria, paz, equilíbrio emocional, serenidade e felicidade”, diz o padre Deusdédit de Almeida, sacerdote Diocesana na Catedral de Cuiabá.
“Não há bem mais importante que a família. É importante estarmos integrados e em comunhão com nossas famílias”, prega ele.
“Quem não ama sua própria família certamente é uma pessoa amarga, um ser humano com cargas negativas para carregar para o resto da vida”, destaca.
Na análise do religioso, é importante que cada cristão tenha consciência sobre a importância da família e de Deus em suas vidas.
“Lembramos que Jesus entra no mundo através de uma família para dignificar e engrandecer todas as famílias”, destaca ele.
A igreja Católica escolheu o Dia da Sagrada Família para abrir as celebrações do ano jubilar da encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo na humanidade.
Estão celebrados 2.025 anos do nascimento de Jesus.
Em Cuiabá, a programação começa às 8h, com concentração de fiéis no Santuário Nossa Senhora Auxiliadora, igreja anexa ao Colégio Salesiano São Gonçalo.
Desse local, os participantes seguem em oração até a Catedral Bom Jesus de Cuiabá (Matriz), no centro, onde ocorre a abertura solene.
A abertura do ano jubilar está marcada para às 9h. Em outros dois horários, às 17 e 19h, também haverá missa na Catedral.
PEREGRINOS DA ESPERANÇA – Esse é o tema central do jubileu dos 2025 anos de Jesus Cristo.
“Peregrinos da Esperança – somos chamados a testemunhar para todos que, até mesmo nas adversidades, Cristo é a nossa Esperança”, prega a igreja.
Oficialmente no mundo, o Ano Jubilar da Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo teve início no dia 24 de dezembro, em Roma, na Itália.
Já no dia 26, o Papa Francisco realizou a abertura da “Porta Santa” na Rebbibia”, a Penitenciária de Roma, como ato de misericórdia com os encarcerados.
O Papa Francisco propôs, não só aos encarcerados, que o ano jubilar de Jesus Cristo seja um tempo de voltar o olhar a Deus e se reconciliar com Ele.
E reconciliar com Deus, diz o papa, significa reconciliar com os irmãos e irmãs, e com a criação divina.
“O Jubileu é um tempo de graça”, prega a igreja Católica.
Em Cuiabá, a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá e mais três santuários para peregrinação, durante todo o ano de 2025.
Os outros três são: Centro Eucarístico São João Paulo II, Nossa Senhora da Salette e Nossa Senhora Auxiliadora.
É nesses locais que fiéis, pastorais, movimentos, paróquias e comunidades vão visitar e fazer as orações para celebrar os 2025 anos da chegada de Jesus Cristo.
Fonte: www.diariodecuiaba.com.br
Share this content:
Publicar comentário