×
Boleto de pagamento terá QR Code para ser quitado por Pix

O BC (Banco Central) anunciou nesta quinta-feira (12) medida para modernizar o boleto de pagamento. Contas e cobranças poderão ser pagas por meio do Pix, com um QR Code específico, inserido no próprio boleto. Atualmente, os boletos só podem ser pagos por código de barras. Essa mudança está prevista em resolução que entra em vigor no dia 3 fevereiro de 2025.

“Dessa forma, incorpora-se na experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos, a agilidade, conveniência e grande aceitação do Pix”, afirma o BC em nota.

Além disso, foi criada uma nova modalidade de boleto de cobrança, o boleto dinâmico. A medida deverá trazer segurança nos pagamentos de dívidas em cobrança representadas por títulos, como, por exemplo, a duplicata escritural. Mas esse sistema ainda está em processo de implementação, e a entrada em operação do boleto dinâmico deverá ocorrer somente em até seis meses após a aprovação de ao menos um desses sistemas.

Segundo o BC, a criação do boleto dinâmico representa avanço para modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos.

“Tomando por exemplo as duplicatas escriturais, a segurança se estende tanto ao sacado, devedor da dívida, que, se utilizando do mesmo boleto que lhe foi apresentado por meio físico ou eletrônico, conseguirá cumprir de forma automática a sua obrigação de realizar o pagamento ao legítimo credor da duplicata, quanto ao financiador que adquiriu o título, que não precisará realizar trocas de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos adquiridos”, acrescenta.

Fonte: noticias.r7.com

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário