×
Cuiabá decreta emergência por causa da dengue e chikungunya

A área da saúde pública de Cuiabá entrou em estado de emergência devido ao avanço dos casos das arboviroses, especialmente a dengue e chikungunya, nas primeiras semanas de 2025. O decreto, prevendo a declaração de emergência para enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, que transmite as doenças, foi assinado ontem (23) pelo prefeito Abílio Brunini (PL).

Na Capital, as notificações da dengue tiveram alta 204%, sendo contabilizados 238 casos prováveis e um óbito em investigação em decorrência da doença neste ano, conforme dados do painel de monitoramento do Ministério da Saúde (MS). Já em relação, o aumento é de 1.913% de chikungunya, com 221 casos e três óbitos, sendo um confirmado e os demais em investigação.

Conforme Abílio Brunini, entre as medidas previstas, está o atendimento dos pacientes com suspeita de arbovirose nas UBSs por demanda espontânea. “Casos mais graves devem ser encaminhados às UPAs. A gente está estudando a possibilidade de estendimento de atendimento em várias unidades e durante o fim de semana nessas unidades básicas para atender a população”, disse.

Para isso, no entanto, a administração municipal não conta com um número de profissionais suficientes havendo a necessidade de contratação. “Não temos número de profissionais para atender toda a rede básica nesse momento. Há muitos médicos de férias, colocados pela gestão anterior, então vamos fazer chamamento público para colocar médicos nas unidades atendendo em regime como se fosse plantão, mas também por horário estendido até às 21 horas”, disse a secretária de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio.

A decisão leva em consideração ainda a identificado da circulação do vírus Oropouche na Capital, que possui potencial epidêmico e pode se tornar uma ameaça. O decreto já está em vigor e tem vigência de 60 dias. A medida também foi tomada há uma semana pela Prefeitura de Várzea Grande.

O chefe do Executivo municipal pede ainda à população para que colabore e ajude a combater o Aedes, que transmite ainda a zika. Com o decreto, a Prefeitura pode fazer a aquisição pública de insumos e materiais, doação e cessão de equipamentos e bens e a contratação de serviços estritamente necessários ao atendimento sem licitação.

 

TENDÊNCIA DE AUMENTO – No início desta semana, o Ministério da Saúde (MS) divulgou que Mato Grosso está entre as 11 unidades da Federação que mantêm tendência de aumento de casos de arboviroses. Por isso, o órgão federal lançou a campanha que incentiva a população a procurar as UBSs ao identificar sinais como manchas vermelhas no corpo, febre, dores de cabeça e dores atrás dos olhos.

A mobilização nacional tem como slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”. Segundo o MS, o objetivo é reduzir os casos e óbitos provocados pelas arboviroses durante o período sazonal no Brasil com foco nos estados que apresentam tendência de aumento de casos.

Ainda, segundo o MS, 83,7 mil testes rápidos para diagnóstico de dengue serão enviados para Mato Grosso como parte de um total de 6,5 milhões que serão enviados para todo o país. É a primeira vez que a pasta envia esse tipo de teste para detectar a doença.

A iniciativa vai ampliar a identificação precoce dos casos, especialmente em municípios distantes e com acesso limitado a serviços laboratoriais. A distribuição vai começar na próxima semana e os gestores estaduais serão orientados por meio de uma nota técnica com critérios de uso.

Fonte: www.diariodecuiaba.com.br

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário