×
Cuiabá tenta conter avanço de 6.539% de chikungunya e 386% de dengue

Com aumento expressivo no número de casos de arboviroses, especialmente, a dengue e a chikungunya, Cuiabá realiza hoje (8) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite as duas doenças e a zika. A ação, considerada medida emergencial, contará com 70 agentes comunitários de endemias, que percorrerão 5.178 casas, além de praças e terrenos baldios.

Com iniciativa, o município espera controlar o avanço das arboviroses e evitar a sobrecarga dos serviços de saúde, especialmente, as unidades de pronto atendimento (UPAs). O lançamento do mutirão acontece no Bairro Dom Aquino, uma das regiões com alto índice de focos do mosquito. A partir daí, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), será estabelecido um cronograma de mutirões para alcançar 100% da cidade.

De acordo com dados divulgados pela Prefeitura, nos primeiros cinco períodos epidemiológicos de 2025, os números de casos superam os registrados no mesmo espaço de tempo de 2024. Em relação à dengue, a Capital registra uma média semanal de notificações, que é de 167 casos neste ano. Esse número representa um aumento de 386% em comparação aos 34 casos registrados em 2024.

Já a chikungunya a elevação ainda é mais impressionante alcançando 6.539%, com uma média de 305 casos por semana, contra apenas cinco notificações no mesmo período de 2024. Conforme dados do município, na semana epidemiológica (de 19 a 25 de janeiro), Cuiabá notificou 605 casos de chikungunya. Quanto aos óbitos, são quatro mortes confirmadas e um óbito em investigação por chikungunya e um por dengue também em análise.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, reforça que a intensificação das ações de combate ao mosquito vetor e a manutenção de medidas preventivas são cruciais para evitar a propagação das arboviroses.

“O aumento no número de casos é preocupante, mas estamos tomando todas as providências necessárias para enfrentar esse cenário. A união entre as diversas áreas da gestão municipal é fundamental para que possamos controlar a situação o mais rápido possível”, afirmou.

Coordenadora da Vigilância em Zoonoses, Alessandra Carvalho, destacou outras ações de combate ao mosquito. “Até o momento, realizamos visitas em 77.108 imóveis, e o número de depósitos tratados já chega a 8.166. A equipe está trabalhando incessantemente para eliminar criadouros e prevenir a proliferação do mosquito”, afirmou.

A cidade ainda enfrenta desafios devido às chuvas frequentes, que favorecem a proliferação do mosquito transmissor das doenças. A SMS reforça que o número de casos pode aumentar à medida que novas notificações forem inseridas no sistema e recomenda a continuidade das ações preventivas. Além disso, alerta a população sobre a importância da eliminação de focos e do uso de repelentes.

 

Fonte: www.diariodecuiaba.com.br

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário