×
Polícia Civil prende faccionado que comandava tráfico de drogas em Campos de Júlio

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20.3), a Operação Ignis, para combater a atuação de uma facção criminosa na cidade de Campos de Júlio. A ação resultou na prisão de uma liderança do grupo. Na operação, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados ao tráfico de drogas.

A operação integra as ações de planejamento estratégico da Polícia Civil de Mato Grosso para combate à atuação das facções criminosas, por meio da Operação Inter Partes, dentro do programa Tolerância Zero, do Governo do Estado.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio, identificaram o papel central da liderança na estrutura da facção criminosa no município, atuando como um dos principais fornecedores do tráfico de drogas e responsável por atividades ilícitas como extorsão, tortura, incêndio criminoso e homicídios.

As investigações apontam que o faccionado iniciou sua trajetória criminosa como “aviãozinho”, entregando entorpecentes para a facção. Com o tempo, ele ascendeu na hierarquia e tornou-se responsável pela disciplina interna, aplicando punições violentas, os chamados salves, contra membros que descumpriam regras do grupo.

De acordo com as apurações, o suspeito liderava um esquema de extorsão, cobrando “taxas de proteção” de comerciantes locais, que eram ameaçados com represálias violentas, incluindo incêndios criminosos e depredação de estabelecimentos.

Além disso, ele é apontado como mandante de execuções. Um dos crimes mais graves atribuídos a ele é o incêndio criminoso que levou à morte de Rafael da Silva Ramos. Segundo a polícia, o faccionado ordenou que a vítima incendiasse um táxi como forma de intimidação, mas as chamas se alastraram, impedindo a fuga de Rafael, que morreu asfixiado e com queimaduras severas.

Durante as buscas, a equipe de policiais da Delegacia de Campos de Júlio encontrou grande quantidade de entorpecentes na residência do investigado, comprovando sua ligação com a facção.

O delegado responsável pelas investigações, Mateus Reiners, apontou que o objetivo da operação é desmantelar a atuação da facção criminosa na região. “A Polícia Civil vem trabalhando, por meio de investigações e operações, para restaurar a segurança pública e coibir práticas criminosas que geram sensação de insegurança entre os moradores”, disse o delegado.

Disque Extorsão

O Governo de Mato Grosso lançou o serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas”, para denúncias pelo telefone 181 e virtual (clique aqui para acessar), por meio do programa Tolerância Zero. O novo canal é exclusivo para este tipo de serviço, permitindo denúncias anônimas, com sigilo garantido.

Fonte: www.secom.mt.gov.br

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário