Saiba quais alimentos priorizar para acabar com o inchaço da barriga
Depois de um dia de excessos, uma das queixas mais comuns é aquela sensação de inchaço, especialmente na barriga e no rosto. Esse desconforto atinge a maioria das pessoas, ainda mais quando “chutamos o balde” e abusamos de alimentos ricos em sódio, açúcar e álcool.
Para driblar esse incômodo e estimular o funcionamento do organismo, alguns alimentos e bebidas podem contribuir para acabar de vez com a retenção de líquidos. Para entender quais opções são mais eficazes, a coluna Claudia Meireles consultou o nutricionista Matheus Maestralle.
Entenda:
- A retenção de líquidos ocorre quando o corpo não consegue eliminar fluídos em excesso, que acabam se acumulando em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen.
- Para evitar a sensação de estufamento, o nutricionista Matheus Maestralle indica incluir na rotina alimentos ricos em água e que podem ter função diurética, como melancia, pepino e beterraba.
- Embora a condição possa estar ligada ao exagero alimentar, se o desconforto estiver associado a outros sintomas, como dores, febre, falta de ar e formigamento, é necessário procurar a orientação de um especialista.
Nutricionista lista os melhores alimentos para desinchar
Segundo Matheus Maestralle, se a retenção de líquidos tiver raiz em uma rotina desequilibrada, além de incluir na dieta alguns alimentos que estimulem a eliminação do excesso de fluídos, é preciso garantir, ainda, maior ingestão de água durante o dia. Para ele, algumas das melhores opções de alimentos para acabar com a sensação de estufamento são:
Pepino: o vegetal é rico em água, ajuda na hidratação e tem ação diurética;
Melancia e melão: contêm antioxidantes e auxiliam no equilíbrio hídrico do organismo;
Abacaxi: possui bromelina, que melhora a digestão e reduz inflamações;
Cenoura e beterraba: os dois legumes favorecem a circulação sanguínea e auxiliam na drenagem de líquidos;
Morango: além de ser diurético, a fruta tem propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas;
Couve: a hortaliça, rica em fibras e antioxidantes, contribui para o funcionamento intestinal e combate o inchaço.
Bebidas que ajudam a drenar o excesso de líquidos
Diante das opções de alimentos sólidos, o expert aproveitou para indicar algumas bebidas que também são agentes importantes para eliminar o inchaço e reduzir medidas. Confira as opções citadas pelo nutricionista:
Chá verde, chá preto e café: estimulam o metabolismo e possuem efeito diurético;
Chá de hibisco e chá de gengibre: ajudam na eliminação de toxinas e reduzem inflamações;
Suco de limão e suco de abacaxi: melhoram a digestão e têm efeito desintoxicante;
Água de coco: equilibra os níveis de eletrólitos e estimula a eliminação do excesso de sódio.
Além de incluir alguns alimentos e bebidas diuréticas no planejamento alimentar, o especialista também adverte sobre o consumo excessivo de sal. Segundo Matheus, exagerar na quantidade de sódio diária é considerado um dos principais “culpados” da retenção de líquido.
“O sódio retém água no organismo para equilibrar sua concentração no sangue, aumentando a sensação de peso e estufamento. O ideal é limitar o consumo de sal a 5 g por dia, o equivalente a uma colher de chá ”, explica Matheus Maestralle
Pratique exercícios físicos!
Se por um lado, a alimentação tem um papel importante na eliminação dos fluídos do corpo, quando a dieta é combinada com atividade física, os resultados para eliminar o desconforto com o corpo podem parecer “milagrosos”.
“Nos exercícios físicos, nós perdemos muitos líquidos com o suor e também tendemos a nos hidratar melhor para repor isso, fora que regulamos também a forma como o corpo lida com o consumo de carboidratos e o nível da insulina, fatores que influenciam na retenção”, destaca Maestralle.
Fonte: www.metropoles.com
Share this content:
Publicar comentário