×
Uso de fio de dental pode reduzir risco de AVC e arritmia cardíaca, diz estudo

Usar fio dental pelo menos uma vez na semana pode ter benefícios que vão além de manter a boa saúde bucal: pode reduzir o risco de alguns tipos de acidente vascular cerebral (AVC) e fibrilação atrial (FA), um tipo de arritmia cardíaca.

 

É o que aponta um estudo da Universidade Carolina do Sul que será apresentado em uma Conferência Internacional sobre AVC, que acontece entra os dias 5 e 7 de fevereiro, em Los Angeles, nos EUA.

Em comunicado divulgado pela Universidade, o principal autor do estudo, Souvik Sen, professor e chefe do Departamento de Neurologia da instituição, ressalta que a descoberta não sugere que o uso do fio dental seja a única medida preventiva contra o derrame, mas sim um complemento importante “a um estilo de vida saudável”.

 

O estudo foi feito com 6.278 participantes, que responderam a questionários sobre o uso de fio dental. Desses, 65% relataram utilizá-lo ao menos uma vez por semana. Os participantes foram acompanhados por 25 anos para monitorar a ocorrência de fibrilação atrial ou AVC.

Redução do risco chega a 44% em caso de AVC

Indivíduos que usaram fio dental regularmente apresentaram um risco 22% menor de AVC isquêmico, 44% menor de AVC cardioembólico e 12% menor de fibrilação atrial, condição que afetou 20% dos participantes. O estudo não encontrou associação do uso do fio dental com a propensão a ter um outro tipo de AVC, o trombótico.

 

Souvik explica que os resultados podem ser favorecidos porque, uma vez que o fio dental pode ajudar a reduzir o risco de infecções bucais e doenças gengivais, ambas relacionadas à inflamação – fator de risco para derrame e fibrilação atrial.

 

Fonte: sbtnews.sbt.com.br

Share this content:

O site Olho Vivo Cáceres é uma plataforma de notícias que traz atualizações diárias sobre diversos temas, como saúde, política, variedades e muito mais. Com foco nas informações de Cáceres, Mato Grosso e do mundo, o site busca oferecer conteúdo relevante e de qualidade para seus leitores, mantendo-os bem-informados sobre o que acontece local e globalmente.

Publicar comentário